Quando pensamos na forma que as pessoas trabalham, muitas vezes acreditamos que elas são como ratos em um labirinto: não estão em busca da liberdade, mas sim de queijo. Eu tenho certeza de que a promessa de um pedaço de queijo pode ser uma excelente motivação momentânea, mas isso não será permanente. O que eu quero dizer? O dinheiro pode nos motivar por algum tempo, mas será apenas por um tempo.
Eu também me colocava à disposição para aquele que quisessem realizar um trabalho diferenciado. Sempre os incentivava a conversar com os gerentes nas lojas e, se conseguissem um espaço com antecedência, me avisassem para que eu pudesse me programar e poder ajudá-los na execução. Era muito mais que incentivar ou falar em uma reunião: a minha atitude dava mais confiança e motivação.
As campanhas de incentivo são outra maneira de motivar a sua equipe de promotores. Geralmente, o que motiva os vendedores a vender mais e atingir suas metas é poder ganhar uma comissão ou outros prêmios de incentivo. Com os promotores, isso não é diferente.
Incentivá-los por meio de uma “comissão”, ou com alguma premiação de acordo com resultados obtidos, traz ótimos resultados. Como disse no início, o dinheiro não é o fator principal para a motivação, mas não podemos negar que ele pode nos ajudar a ter qualidade de vida. O retorno é imediato: motivação.
Una isso ao fato de uma campanha ser vista como uma competição: se é competição, há conquistas, ganhadores e vencedores. Você entendeu onde quero chegar, certo? A possibilidade de sucesso e vitórias podem mover qualquer ser humano!
Fundador do PDV CRIATIVO
Possui mais de 20 anos de expertise no varejo com cases de sucesso em empresas como: Selmi, Mabel, Marilan, Itaipava, M Dias Branco entre outras.