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O PROMOTOR DE VENDAS E O ATENDIMENTO AO CLIENTE
Imagine que ao entrar na loja você fosse recepcionado pelos funcionários que formaram um corredor humano e que ao te verem, começam a bater palmas para você. Neste momento você percebe que está andando sobre um tapete vermelho. Que sonho não é mesmo? Mas, e se eu te dissesse que em um passado recente isto aconteceu de verdade?
Infelizmente o atendimento de hoje em dia deixa muito a desejar e está longe de tratar o cliente como rei ou rainha. Digo isto porque assim como você, eu também sou cliente e cá entre nós o atendimento tem decaído e muito a cada dia que se passa. É lógico que não podemos generalizar, tem muita gente boa no mercado que prioriza o atendimento e dão show, mas sinceramente tem muita gente que precisa repensar se deve mesmo continuar trabalhando com atendimento ao público.
Mas para você que é promotor de vendas eu diria que se quer ter sucesso e de quebra mostrar que é um profissional diferenciado, priorize o bom atendimento. Nunca caia no erro de achar que o consumidor final é apenas cliente da loja, pois não é, afinal de contas ele é a “mola propulsora” que faz com que toda a engrenagem continue funcionando. Ele é responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de uma loja e em extensão isso também se aplica a nós, profissionais de merchandising.
Assim, quando o consumidor solicitar a sua ajuda para encontrar algum produto, atenda-o prontamente. Você já deve ter presenciado a seguinte cena: O consumidor faz uma pergunta sobre um determinado produto para o promotor e ele simplesmente diz: Me desculpe não sou funcionário da loja.
Infelizmente isto é mais comum do que imaginamos. Mas lembre-se: essa não é a maneira correta de atendermos o nosso cliente. Temos que entender que muitas vezes o consumidor não sabe qual a diferença entre um repositor (que é um funcionário da loja) e um promotor de venda (que é um prestador de serviço). Portanto atenda o cliente com toda atenção e ofereça a ajuda que ele necessita. Se você não souber onde está o produto que ele está procurando, peça educadamente para que ele aguarde até que você possa encontrar alguém que o possa ajudar.
Muitos promotores argumentam que perdem muito tempo se tiverem que atender os clientes, que eles têm preguiça de procurar pelos produtos, que as lojas são desorganizadas e por aí vai. Mas aqui vai uma dica que eu adotava sempre que surgia a oportunidade de atender um cliente: coloque-se na posição dele e saberá qual a melhor maneira de agir.
E você como tem obtido sucesso ao atender o cliente? Já passou por alguma situação que não soube como proceder? Compartilhe conosco sua experiência e nos ajude a enriquecer ainda mais esse artigo.
Um forte abraço a todos e até a próxima!